domingo, 5 de agosto de 2012

Pernil perfeito (modestamente)!




Eu usei o seguinte: 1 unidade de pernil de 4,0 quilos mantendo a camada de gordura da peça e com os ossos pois com isso você adiciona um punhado de maciez e sabor  na carne. 100 g de sal grosso, 1/2 maço de tomilho, 1/2 maço de alecrim frescos, 3 cebolas médias, 4 cenouras médias, 50 g de pimenta do reino (em grãos) e 1 garrafa de um bom vinho seco (usei  o Leon De Tarapacá, uva Sauvignon blanc, mas você escolhe o seu, combinado?)
Primeiro eu passei o sal grosso em todo o pernil, esfregando bem em toda a peça. Juntei os outros temperinhos e botei para marinar por 12 horas num saco plástico próprio. É importante virar o pernil pelo menos umas 4 vezes. 

Preaqueci  o forno a 220ºC
Coloquei o pernil na bandeja, sem a marinada, e no forno que já foi preaquecido. Reservei a marinada. Assei por 30 minutos. Neste ponto, abaixei a temperatura do forno para 170º C, cobri o pernil com duas folhas de papel alumínio, retornei o pernil para dentro do forno e assei por cerca de 4h a 4:30h.
Retirei o pernil do forno e descartei as folhas de papel alumínio. Reguei a pernil com a gordura que se depositou no fundo da forma. 
Cuidadosamente transferi o pernil para uma tábua de corte. Adicionei toda a marinada na forma. Coloquei o pernil em cima de tudo e retornei ao forno, sem o papel alumínio, para assar por mais uma hora. Após este tempo a carne estava macia e tenra.
Recomendo total!

Você pode servir com batatas coradas no forno.

Nenhum comentário: